quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

trono conhecimento


MISTÉRIO DO CONHECIMENTO: OXÓSSI E OBÁ

O CONHECIMENTO é uma qualidade Divina de DEUS e está em toda a sua Criação. Olorum gera em Si o Conhecimento e é em Si onisciente e conhecedor de tudo e de todos. Esta irradiação divina estimula a nossa busca individual, ensina a todos a conhecerem a si mesmos a partir do entendimento sobre nosso Divino Criador e sobre toda a Sua criação. O caminho da evolução dos seres é traçado sobre esta premissa, a partir da qual é possível buscar sempre o melhor de nós. O mistério do Conhecimento atua nos seres aguçando o raciocínio, esclarecendo, expandindo as faculdades mentais ligadas ao aprendizado, estimulando a busca incessante sobre a nossa própria origem divina, buscando Deus sem fanatismo ou emotividade, mas com conhecimento e fé. O Conhecimento Divino também promove a concentração de toda a essência e energia vegetal desta irradiação, desta forma, todo o conhecimento adquirido pelos seres ganha consistência e firmeza, sempre com base na verdade das coisas. Esta é a qualidade de Deus que desenvolvida nos leva à sabedoria.

A irradiação do Conhecimento é uma onda que nasce de Deus e irradia-se bipolar. Em sua onda ativa, positiva e expansora do Conhecimento, Deus gerou em Si Oxóssi, que é em si mesmo o CONHECIMENTO DIVINO através da expansão do raciocínio/pensamento. Em sua onda passiva, negativa e concentradora do Conhecimento, Deus gerou em Si Obá, que é em si mesma o CONHECIMENTO DIVINO através da concentração do raciocínio/pensamento.

Oxóssi é um trono universal, seu magnetismo positivo é irradiado em fluxos de raios contínuos, que vão irradiando o tempo todo ondas magnéticas estimuladoras do raciocínio, facilitando a abertura das faculdades mentais. O magnetismo de Oxóssi fortalece o mental do ser, pois o preenche com a sua essência e energia vegetal, curadoras das doenças emocionais e dos desequilíbrios energéticos que surgem a partir de nossas experiências negativas paralisadoras da evolução na vida dos seres. Por sua natureza expansiva e seu grau de divindade guardiã dos mistérios da natureza, Oxóssi é descrito nas lendas como um Orixá caçador e ligado às matas (os vegetais). Como divindade, ele é o estimulador da busca do conhecimento e guardião dos segredos medicinais das folhas. Ele é o doutrinador que esclarece os seres e a partir do CONHECIMENTO vai religando-os ao nosso Divino Criador.

Obá é um trono cósmico, seu magnetismo negativo é irradiado de forma alternada, pois tanto ela irradia ondas magnéticas que concentram o raciocínio dos seres, quanto absorve as ondas mentais dos seres cujo raciocínio se desequilibrou e que estão dando um mal uso às suas faculdades mentais. Obá é a qualidade concentradora do Divino Criador, qualidade esta associada à Verdade, já que só o que é verdadeiro tem em si mesmo uma densidade e uma resistência própria que o eterniza no tempo e na mente dos seres. Obá é tida como a “Orixá da Verdade”. E, realmente, ela atua esgotando os seres cujo raciocínio se desvirtuou, gerando conceitos viciados, distorcidos ou falsos, paralisadores da evolução e desequilibradores da fé. Seu campo de atuação principal é o religioso. Ela absorve as irradiações desordenadas dos seres regidos pelos mistérios do Conhecimento. Obá é séria, de caráter firme e reto, observadora, de poucas palavras e de uma profundidade única nas suas vibrações retificadoras do raciocínio dos seres. Ela é vista como a mãe rigorosa, inflexíxel e irredutível nos seus pontos de vista (conceitos sobre a verdade). Ela não é amorosa, mas corretiva, e não pensa duas vezes se tiver que esgotar toda a capacidade mental de um ser que se emocionou e se desequilibrou mentalmente. Obá tem como seu primeiro elemento a terra e como segundo elemento o vegetal, ela está na raiz dos vegetais como a terra fértil onde eles crescem e se multiplicam. Mas ela rege toda uma dimensão formada pelos elementos terra, vegetal, água e ar.

Tanto Oxóssi quanto Obá, formam em suas irradiações divinas as suas hierarquias em todos os Planos da vida. Tanto nos pólos positivos quanto nos negativos. Pois Oxóssi e Obá são pólos complementares na irradiação do Conhecimento, mas em campos de atuação distintos. Ou seja, nos campos de atuação de Oxóssi há faixas vibratórias positivas e negativas e nos campos de atuação de Obá também há faixas vibratórias positivas e negativas. Temos o senhor Caboclo Oxóssi do Conhecimento, o da Lei, o da Justiça, assim como temos a senhora Cabocla Oba da Fé, a da Geração, a da Evolução, e desta forma acontece em cada entrecruzamento nas 7 irradiações.

Características dos filhos de Oxóssi: no aspecto positivo, são descontraídos, curiosos e sentem atração por tudo o que for interessante, são galanteadores, falantes, confiáveis, leais, sensíveis às necessidades alheias, são muito prestativos e confiam muito facilmente. Apreciam viajar, estudar e fazer muitas amizades. No aspecto negativo, são críticos ácidos, linguarudos e respondões, vingativos, são perigosos e brigam por qualquer motivo. Os filhos de Oxóssi não apreciam pessoas ignorantes, lugares fechados, a monotonia, conversas tolas e pessoas falsas.

Características das filhas de Obá: no aspecto positivo, são reservadas e sentem atração pelo que for prático, são humildes, boas ouvintes dos problemas alheios, conselheiras, capazes de dar o próprio pão a alguém que nada tenha para comer, são resignadas e esperançosas. Apreciam a vida doméstica, a segurança do lar e são muito reservadas em suas amizades, preferindo falar da vida alheia que da própria e desconfiam ao primeiro sinal de alerta interior. No aspecto negativo, são intrigantes, ficam remoendo uma ofensa recebida, são cruéis, traiçoeiras e se vingam na primeira oportunidade que surgir. As filhas de Obá não apreciam pessoas soberbas, lugares ou reuniões agitadas, conversas chulas, pessoas vaidosas ou rompantes.

Ervas de Oxóssi: 5 folhas, Guiné, Cipó Caboclo
Amaci: Água da fonte com guiné macerada e curtida por 3 dias
Cor: Todos os tons de Verde
Chakra: Frontal (na frente)
Oferenda: Velas brancas, verdes, vinho tinto suave, licor de caju, flores do campo e frutas variadas, tudo depositado em bosques ou matas.
OBS: Deve-se buscar utilizar elementos naturais nas oferendas para que não haja a poluição do ponto de forças. Ex: Ao invés de toalhas de tecido, usar papel toalha ou folha de bananeira para forrar o local da entrega. Utilizar cuias feitas com cascas de frutas ou de árvores ao invés de copos de vidro ou de plástico. Os materiais naturais se decompõem com o tempo e não poluem a natureza. Precisamos preservar os nossos pontos de força!
Ponto de força: Nas matas, nas clareiras, nos bosques, em meio à vegetação
Saudação: Okê Aro! Oxóssi Yê!  Oquê bamba-ocline! Salve, meu Pai Oxóssi!
  
Ervas de Obá: Hortelã, alecrim
Amaci: Água de rio com pétalas de rosa branca e folhas de alecrim maceradas e curtidas por 24h
Cor: Magenta, verde escuro, marrom terroso
Chakra: Frontal (atrás da cabeça)
Oferenda: É oferendada com côco verde, vinho tinto licoroso, água com hortelã macerada, mel ou açúcar, flores do campo, velas brancas, velas verde escuro e velas magenta, terrosa ou marrom. Sua oferenda deve ser depositada sobre um tecido de cor magenta ou terrosa. O vinho e a água com hortelã macerada podem ser servidos em coités, casca de frutas utilizadas como cuias. O côco verde deve ser aberto em uma das pontas e o mel deve ser derramado dentro da água em seu interior, assim como, deve-se abrir um furo no tecido e um buraco no solo para que pelo menos metade do côco fique dentro da terra. A “toalha” deve ter um furo redondo ao centro de forma que o côco se encaixe nele, de forma justa.
Ponto de força: Nas matas, nas clareiras, nos bosques, em meio à vegetação. Se oferendada na beira do rio, que seja na terra seca.
Saudação: Saravá, Obá!  A-Ki-Rô-Obá-Yê!  Ou Akirôobá Yê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário