quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

trono da lei


MISTÉRIO DA LEI: OGUM E IANSÃ

A LEI é uma qualidade Divina de DEUS e está em toda a sua Criação. É a LEI MAIOR que ordena a tudo e a todos o tempo todo, até mesmo a geração e a Criação Divina. Ela é a força que atua colocando em ordem todo o universo, ou seja, as estrelas, os planetas, o sol, a lua, os homens, os animais, a fé, o amor, o conhecimento, enfim, tudo o que existe. Esta irradiação de Deus ordena a nossa evolução através da sua retidão, pois ela é reta, firme, inflexível, cortante, não se permite outra conduta alternativa. Tudo o que é oposto a ela deve ser anulado por suas energias ordenadoras. A LEI MAIOR coloca em ordem todo o nosso ser através de suas irradiações eólicas, seu campo de atuação é a linha divisória entre a razão, a emoção e a ordenação dos nossos pensamentos, sentimentos, atitudes, palavras e vibrações. Ela está nos processos e procedimentos retos, atua em nossas vidas com suas irradiações cortantes nos livrando de atuações negativas de seres desequilibrados, desobstruindo e abrindo nossos caminhos evolutivos, desfazendo demandas cármicas e magias negras. A LEI MAIOR nos ajuda a desenvolver uma conduta ordenada e reta e a agir de forma correta em todos os sentidos da vida. As energias da LEI MAIOR atuam em todos os campos através do fator ordenador.

A irradiação da LEI é uma onda que nasce de Deus e irradia-se bipolar. Em sua onda passiva, positiva e ordenadora, Deus gerou em Si OGUM, que é em si mesmo a LEI Divina. Em sua onda ativa, negativa e direcionadora da LEI, Deus gerou em Si Iansã, que é em si mesma a LEI Divina nos campos da Justiça. Ogum e Iansã são regentes do Mistério Guardião e, diferente dos outros Orixás, atuam da mesma forma e no mesmo sentido. Não são pólos magnéticos opostos como nos outros casos. Ambos tem como elemento o AR, ele irradiador e ela absorvedora, por isso, eles se polarizam com a linha da Justiça, ígnea (fogo) por excelência. Então, Ogum se polariza com Egunitá e Iansã se polariza com Xangô, criando duas linhas mistas.


Ogum é um trono universal, seu magnetismo positivo é irradiado em fluxos de ondas retas e estáveis. Sua corrente energética é contínua e ordenadora de tudo e de todos. Todo Ogum é um aplicador natural da LEI e age com a mesma inflexibilidade, rigidez e firmeza, pois cumpre a Lei e o que é Certo é Certo e o que é Errado é Errado, não tem meio termo. Ele atua no sentido de não permitir que as pessoas tomem uma direção errada em suas vias evolutivas, por isto, é chamado de “O Senhor dos Caminhos”. Onde estiver um Ogum, lá estarão os olhos da LEI, mesmo que seja um Caboclo de Ogum; eles estão sempre atentos ao desenrolar dos trabalhos realizados nas casas de Umbanda, observam tanto os médiuns como os espíritos incorporadores e são avessos às condutas inadequadas e em desacordo com as Leis Divinas. São multidimensionais e estão (projetam-se) em todas as faixas dimensionais neutras, sejam puras ou mistas. Ogum e Iansã são os regentes do Mistério Guardião.

Iansã é um trono cósmico, negativo, ativo, irradiador e absorvedor. Sua corrente energética é alternada e seu fator é o direcionador da Lei e da Justiça. Suas irradiações magnéticas são circulares, espiraladas ou raiadas. Observem que Iansã se irradia de formas diferentes: ela é cósmica e é o Orixá que ocupa o pólo magnético negativo da linha elemental pura do ar, onde polariza com Ogum. Já em seu segundo elemento, o fogo, ela polariza com Xangô e atua como pólo negativo, ativo, da linha da Justiça Divina. Iansã aplica a LEI nos campos da JUSTIÇA DIVINA e é extremamente ativa, ela transforma os seres desequilibrados com suas irradiações espiraladas que os giram até que tenham descarregado seus emocionais desvirtuados e suas consciências desordenadas. Uma de suas atribuições é colher os seres foras-da-lei e alterar todo o seu emocional, mental e consciencial para redirecioná-los em uma outra linha de evolução. O mistério Iansã tem um imenso campo de atuação. Iansã é a divindade da LEI DIVINA, cuja natureza eólica (do ar) expande o fogo de Xangô, e, assim que o ser é purificado de seus vícios, ela entra em sua vida redirecionando-o e conduzindo-o a um outro campo no qual retomará sua evolução. Sempre que a Justiça Divina é ativada, tanto seu pólo passivo quanto ativo são ativados, e aí surge Iansã para atuar pela LEI e pela JUSTIÇA DIVINA. Iansã é regida pelo Sol, ela é o vendaval que desaba e a ventania que faz tudo balançar, ela é a Lei que redireciona os seres em desequilíbrio, é a novidade que renova a mente e o coração dos seres, é a busca de melhores condições de vida, é a busca de adaptação do ser ao meio onde vive.

Tanto Ogum quanto Iansã formam em suas irradiações divinas as suas hierarquias em todos os Planos da vida. O seu mistério da Lei é tripolar, ou seja, eles atuam e possuem hierarquias nas faixas positivas, negativas e neutras. A Lei Divina possui um dos maiores campos de atuação de toda a Criação. Temos o senhor Ogum da Lei, o da Geração, o da Fé, assim como temos a senhora Iansã do conhecimento, a da Lei, a da Justiça, a da Geração, e desta forma acontece em cada entrecruzamento nas 7 irradiações.

Características dos filhos de Ogum: no aspecto positivo, são leais, vigorosos no amparo aos seus afins, protetores, ciumentos dos seus, não abandonam um amigo à própria sorte e dão a vida para salvar alguém. Apreciam viagens, competições, esportes violentos, discussões acaloradas, comidas e bebidas fortes, e mulheres que se apaixonam por eles, claro! No aspecto negativo, são possessivos, rigorosos com os outros, insensíveis, aguerridos, encrenqueiros, implacáveis, irredutíveis em seus pontos de vista e são facilmente irados. Os filhos de Ogum não apreciam a monotonia, o sedentarismo, as músicas suaves ou melancólicas, o trabalho onde devem ficar incomunicáveis ou presos a um mesmo lugar, coisas repetitivas. São irredutíveis, e tentam se impor a todo custo. Os filhos de Ogum são de estatura média e de compleição física forte e voluntariosa, tendendo para o musculoso.

Características das filhas de Iansã: no aspecto positivo, são emotivas, envolventes, risonhas, alegres, amorosas, mas sem pieguice, possessivas com os seus, amigas e companheiras leais, mulheres atiradas que tomam iniciativas ousadas, expeditas, ágeis no pensar e no falar, objetivas, lutadoras e líderes natas. Apreciam festas, pessoas falantes e alegres, ambientes alegres e multicoloridos, viagens a passeio, pessoas envolventes, estar com suas amigas íntimas, trabalhos agitados. No aspecto negativo, são apaixonadas, bravas, emotivas, de pavio curto, falantes, briguentas, intolerantes, não perdoam quem as magoa e são explosivas. As filhas de Iansã não apreciam homens introvertidos, reuniões monótonas, comidas pesadas, roupas sóbrias, a “prisão” da vida doméstica, a repetição das mesmas coisas no seu dia-a-dia. São muito apegadas às suas moradas, são muito seletivas no amor. Se não se apaixonam, assim como atrai seus pares os dispensa com uma rapidez impressionante.

Ervas de Ogum: Espada de São Jorge, Costela de Adão
Amaci: Água de rio com folhas de pinheiro maceradas e curtidas por 7 dias
Cor: Azul escuro
Chakra: Laríngeo
Oferenda: Velas brancas, azuis e vermelhas, cerveja clara, vinho tinto licoroso, flores diversas e cravos, frutas (banana, uva rosê, ameixa, abacate) tudo depositado no ponto de forças escolhido
Ponto de força: Caminhos, estradas e outros (dependendo do campo de atuação do Guia)
Saudação: Ogunhê!  Salve, meu Pai Ogum!

Ervas de Iansã: Bambú, Espada de Santa Bárbara
Amaci: Água de cachoeira, rio, fonte ou chuva com rosas brancas, guiné e alecrim maceradas e curtidas por 7 dias
Cor: Amarelo
Chakra: Laríngeo (posterior - atrás da cabeça)
Oferenda: Velas brancas, amarelas e vermelhas, champagne branca, vinho moscatel, rosas e palmas amarelas, tudo depositado na pedreira, cachoeira, campo aberto, beira mar, etc.
Ponto de força: Pedreiras e outros (dependendo do campo de atuação do Guia)
Saudação: Eparrêi, Iansã!  Salve, minha Mãe Iansã!


Nenhum comentário:

Postar um comentário