quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

trono geraçao


MISTÉRIO DA GERAÇÃO: IEMANJÁ E OMULÚ

A GERAÇÃO é uma qualidade Divina de DEUS e está em toda a sua Criação. A GERAÇÃO é a Sua própria capacidade de criar e gerar, através dela toda a Sua Criação vai surgindo e se concretizando. É o Mistério da GERAÇÃO que atua na manifestação do meio em que vivemos, ele é a Fonte da Vida e das coisas que dão sustentação a ela, gera os seres, as criaturas, as espécies, a terra, as plantas, tudo o que existe. A lenda nos diz que Iemanjá é a mãe de todos os Orixás, agora podemos entender que esta conclusão se dá porque ela cria e gera tudo o que existe, então, ela está na origem de todas as divindades. Mas as coisas de Deus não acontecem assim, e Ele, quando começou a gerar, já havia ordenado a sua geração. Então, Ogum já existia e ordenava a geração de Iemanjá e Omulú. Oxum já existia e agregava o que ela estava gerando. E assim acontece com cada Orixá. O Mistério da GERAÇÃO existe por si só, e ele projeta-se em seu pólo magnético positivo através da Orixá Iemanjá e em seu pólo magnético negativo através do Orixá Omulú. O Mistério da GERAÇÃO tem em Iemanjá o princípio da vida para a carne (nascimento) e tem em Omulú o fim da vida na carne (desencarne). Ela é a água cristalina (FÉ) que vivifica e ele é a terra mineral (AMOR) que amolda e dá forma. Iemanjá é a Mãe da Vida e Omulú é o Guardião da Vida.

A irradiação da GERAÇÃO é uma onda que nasce de Deus e irradia-se bipolar. Em sua onda passiva, positiva, criativista e geradora da VIDA, Deus gerou em Si IEMANJÁ, que é em si mesma a Criatividade e a Geração Divina. Em sua onda ativa, negativa e paralisadora da criatividade desvirtuada e da geração desequilibrada ou degenerada, Deus gerou em Si Omulú, que é em si mesmo a Paralisação de toda a Criação ou Geração contrárias aos desígnios de Deus.

Iemanjá é um trono universal, seu magnetismo positivo é irradiado em fluxos de raios retos que estimulam a criatividade e o amparo à vida. Torna o ser criativo e gerador no aspecto da vida a que se dedicar, ajuda a se adaptar às condições e meios mais adversos através da criatividade. Está na gênese de tudo como os próprios processos genéticos. Iemanjá é a água do mar, é o amor maternal que se manifesta e aflora com intensidade, é a maternidade, é a Divindade Geradora e Amparadora da Vida. Concede a tudo e a todos a condição de se fundir com as coisas ou seres afins para multiplicar-se e repetir-se (Ex: cores afins se fundem e dão origem a novas cores, minerais afins se fundem e dão origem aos minérios). Iemanjá se projeta e faz surgir 7 pólos magnéticos ocupados por 7 Iemanjás regentes de níveis vibratórios positivos (não possui pólos negativos). Estas 7 Iemanjás intermediárias comandam inúmeras linhas de trabalho na Umbanda. A majestade dos mares, Senhora da calunga grande (mar), também conhecida como Senhora da Coroa Estrelada ou Janaína (do tupi-africano), é a deusa do mar e protetora das mães e das esposas, representando a mãe que protege os filhos a qualquer custo, a mãe de vários filhos, ou vários peixes. Adora cuidar de crianças e animais domésticos. A ela também pertence a fecundidade e a proteção aos pescadores e jangadeiros. A regência de Iemanjá em nossas vidas se manifesta naquela necessidade que temos de saber se aqueles que amamos estão bem, é a dor pela preocupação, é o amor ao próximo, principalmente em se tratando de um filho, filha, pai, mãe, outro parente ou amigo muito querido. É a preocupação e o desejo de ver aquele que amamos a salvo, sem problemas, é a manutenção da harmonia do lar.

Omulú é um trono cósmico, seu magnetismo negativo é absorvente. Em uma de suas ondas, absorve todos os desequilíbrios e desarmonias, enquanto na outra paralisa todo o processo criativo ou gerador desvirtuado e degenerado. Como qualidade paralisante, está em todas as outras qualidades e Mistérios Divinos e será ativado assim que seus irradiadores ou os seus beneficiários se excederem ou se omitirem. Omulú rege sobre o “cemitério” e sobre os espíritos dos mortos caso estes espíritos tenham atentado contra a Vida ou algum dos seus 7 sentidos. O pai Omulú concede a cada um segundo os seus atos. Se positivos, que sejam conduzidos à luz da vida, mas se negativos, que sejam arrastados para os sombrios domínios da morte dos sentidos e sentimentos desvirtuadores da vida. Por isto, Omulú é considerado um Guardião da Vida, pois ele guarda para Olorum todos os espíritos que fraquejaram durante sua jornada carnal e se entregaram à vivenciação de seus vícios emocionais. Mas ele não pune ou castiga, pois estes são atributos da Lei Divina que apenas conduz cada um ao seu devido lugar após o desencarne. Omulú é puro Amor Divino pois atua em benefício e amparo dos espíritos desequilibrados. Se geramos idéias, projetos, empresas, conhecimentos, religiosidades, anseios, ódio, desejos, angústias, depressões, medos, de forma desequilibrada e desvirtuada, então estaremos sob a irradiação do Pai Omulú. Ele foi humanizado em dois pólos, em um como punidor e no outro como curador. Ele nos acolhe em seus domínios e nos ajuda a nos recuperarmos e reequilibrarmos, ele nos cura e nos devolve ao caminho da luz. Ele tanto cura nossa alma ferida como nosso corpo doente. Podemos rezar à ele pedindo a cura de nossas doenças ou de nossos amigos e familiares, pois ele irá atuar em nosso benefício tanto promovendo a cura nos corpos espirituais como no corpo físico. Pode até mesmo nos conduzir a um médico que identificará de imediato a doença e fará o tratamento adequado. Ele é a energia que se condensa ao redor do “cordão de prata” (que une o corpo ao espírito) e o dissolve no momento do desencarne. Ele é conhecido com o Senhor da Morte, usa uma capa com capuz e segura um alfange em sua mão. Em seu pólo punidor é rigoroso executor da Lei Maior e da Justiça Divina, em seu pólo curador é um Pai amoroso. Ele atua em muitos outros campos e de muitas outras formas mas ainda não temos este conhecimento. Apenas devemos aplicar estas poucas informações em nossos atos, pensamentos e palavras, no dia a dia, em todos os campos e sentidos da Vida. Assim, vamos estar conscientes e atentos à nossa jornada evolutiva. No seu aspecto curador, ele envia a falange de São Lázaro.
  
Tanto Iemanjá quanto Omulú, formam em suas irradiações divinas as suas hierarquias em todos os Planos da vida. Iemanjá forma hierarquias apenas nos pólos positivos, ela não possui pólos negativos. Já Omulú, forma hierarquias tanto nos pólos positivos quanto nos negativos. Ambos são pólos complementares na irradiação da Geração mas em campos de atuação distintos. Temos a senhora Iemanjá da Justiça, a do Amor, a da Evolução, assim como temos o senhor  Omulú da Fé, o da Lei, o do Conhecimento, e desta forma acontece em cada entrecruzamento nas 7 irradiações.

Características das filhas de Iemanjá: no aspecto positivo, são alegres, leais, fiéis, generosas, trabalhadoras, muito diligentes em tudo o que fazem e são muito ativas. Apreciam a vida doméstica, o trabalho produtivo, o respeito, a fidelidade, a religiosidade firme, o estudo, vestes sóbrias e elegantes, a companhia de homens firmes nas decisões e de natureza forte. São típicas matronas, robustas, vigorosas, impulsivas, impositivas e até possessivas, são maternais mas autoritárias. No aspecto negativo, são respondonas, irritantes, intolerantes, briguentas e despeitadas. As filhas de Iemanjá se afinizam bem com todas as filhas e filhos dos outros Orixás, desde que não sejam contrariadas nem atrapalhadas, senão não suportam a companhia de ninguém.

Características dos filhos de Omulú: no aspecto positivo, são alegres mas reservados, resolutos, observadores, perspicazes e orientadores. Apreciam a vida errante, o trabalho descompro-missado, como se a qualquer momento fossem partir, o ensino, o misticismo, a magia e as coisas religiosas, roupas discretas, a boa mesa e companhias inteligentes. Eles são ranzinzas, turrões, inflexíveis, autoritários, irredutíveis em seus princípios, aziagos em seus relacionamentos, são ótimos mestres instrutores, pois são muito organizados em tudo o que fazem, levando suas empreitadas até o fim, sem se importarem com o preço a ser pago, geralmente são magros e de traços físicos bem definidos. São rigorosos mas compreensivos, ainda que não demonstrem. No aspecto negativo, são perigosos, violentos, intolerantes, cruéis e insensíveis à dor alheia.

Ervas de Iemanjá: As rosas brancas, Erva-cidreira
Amaci: Água de fonte com pétalas de rosas brancas e erva-cidreira maceradas e curtidas por 7 dias
Cor: Azul claro
Chakra: Básico ou Genésico
Oferenda: Velas brancas, azuis e rosas, champagne, calda de ameixa ou de pêssego, manjar, arroz doce, melão, rosas brancas e palmas brancas, tudo depositado à beira do mar
Ponto de força: Mar
Saudação: Odofiaba! Salve, minha Mãe Iemanjá!

Ervas de Omulú: Dandá da Costa
Amaci: Água de fonte com pétalas de crisântemo branco maceradas curtidas por 7 dias
Cor: Roxo profundo
Chakra: Básico ou Genésico (posterior-costas)
Oferenda: Velas rôxas, água, côco, mel, pipoca e um pouco de sal grosso dentro de 1 pires.
Ponto de força: Cemitério (atrás do Cruzeiro) ou na areia seca das praias (a pessoa deve ficar de costas para o mar ao fazer a oferenda)
Saudação: Atôtô! Salve, meu Pai Omulú!

Nenhum comentário:

Postar um comentário