quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

uage,ossum e efum

Efun é um nome jeje-nago dado a vários tipos de pó, utilizados nos rituais afros brasileiro. É muito mais conhecido pelos leigos e o povo da umbanda como pemba, nomenclatuEfun é um nome jeje-nago dado a vários tipos de pó, utilizados nos rituais afros brasileiro. É muito mais conhecido pelos leigos e o povo da umbanda como pemba, nomenclatura utilizada pela nação angola.ra utilizada pela nação angola
Tipos de Efun

Efun ou pemba mineral é um pó retirado de calcário, que são encontrados na natureza em várias cores, também chamada de tabatinga. É utilizado na feitura de santo que serve para pintar o corpo do neófito, chamada de efum fum (pó branco).

Efun ou pemba vegetal é um pó retirado de frutos tipo: obi, orobo, aridan, pichurin, noz-moscada e folhas sagradas. A mistura do efun mineral e o efum vegetal recebem o nome de atin e só deve ser preparada pela iyaefun ou iyalorixa. A farinha de mandioca é chamada naturalmente de efun nos terreiros de candomblé.

Efun ou pemba animal é um pó retirado de ossos e cartilagens dos animais utilizados em sacrifícios aos orixás. Esta extração deve ser feita pelo axogun ou babalorixá, entrando na preparação de assentamento de orixá.

Referências


Cossard, Giselle Omindarewá, Awô, O mistério dos Orixás. Editora Pallas.

Fonte: Wikipédia.





Efun: É um potente giz branco empregado nas pinturas iniciáticas de todos os Orixás, principalmente os Orixás funfun. É considerado muito sagrado, trás o equilíbrio, tranqüilidade, paz e paciência. Muito empregado no preparo de diversas fórmulas para varias finalidades. Faz parte do ase de sangue branco do reino mineral.

Artigo do Blog Cultura Africana.



Osùn, ossun ou pó de ierosun como é chamado pelo povo do santo e pelos babalawos, são feitos de dois tipos de árvores a Baphia nítida que tem uma cor vermelha e Pterocarpus osunque tem uma cor amarela.


Utilidades

O pó da Baphia nitida que tem a cor vermelha é utilizado em vários rituais do candomblé, na construção de assentamentos de orixá igba orixá, nas pinturas sagradas da iniciação Keto, principalmente na construção do adosun (um cone que fica no centro da cabeça do iaô) com a função de transmitir o poder espiritual chamado de axé e livrá-lo do infortúnio gerado por uma das Iyami-Ajé.


O pó da Pterocarpus osun que tem a cor amarela é utilizado nos rituais sagrados de Ifá, Orumilá, Oduduwa, alguns orixás e orixá funfun, muito utilizado para formar os gráficos de odu no Opon-Ifá e na preparação do merindilogun.


Wáji ou Uaji é um tipo de pó azul, chamado pelo povo de santo de índigo extraído da árvore Indigofera (sp. Leguminosae Papilionoideae).

Utilidade

Este pó é utilizado em inúmeros rituais do candomblé, principalmente para assentamentos de orixá "igba orixá", na feitura de santo sobre a cabeça do iaô, elegun e todos iniciados, no sentido proteger contra as mazelas espirituais, materiais e psíquica, principalmente da negatividade de Iyami.

Referências
Cossard, Giselle Omindarewá, Awô, O mistério dos Orixás. Editora Pallas.

Fonte: Wikipédia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário